quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Costumes e hábitos saudáveis para o intelecto

Ler muito. A cultura permite um alto grau de sofisticação intelectual. Com o passar da idade pessoas cultas sofrem menos com os males do envelhecimento, como a perca da memória e da lucidez.

Lembrar no fim do dia de tudo o que se aconteceu e o que foi feito desde a hora em que se levantou. Isso pode ajudar na lembrança da própria vida e na formação da identidade. "Somos aquilo que lembramos". Sem isso deixamos que ao seletividade aleatória da memória esqueça de coisas que podem ser importantes.

Utilizar técnica mental desenvolvida por mim mesmo, na qual as novas informações são vinculadas temporariamente a áreas imaginárias na frente do campo visual dos olhos. Cada informação nova é associada a um símbolo mneumônico seja uma letra, um caractere, um objeto, um desenho. E cada par associativo informação-símbolo é alocado em uma área visual, por exemplo, norte, sul, leste, oeste, nordeste etc...

Utilizar listas alfa-numéricas para armazenar as informações novas. Em uma simples sugla podem ser armazenadas referências a diversas informações. Por exemplo: HP, pode ser guardada e interpretada como uma matriz que contêm duas informações léxicas(do dicionário), Hipotiroidismo e Paulatinamente.

Praticar esportes regularmente. A atividade física periódica e diária favorece ao equilíbrio químico do corpo. Melhora a oxigenação e circulação sanguínea. Melhora a estima e a estética. Funciona como válvula de escape para o estresse. Provê uma boa e equilibrada alimentação das células do corpo e do sistema nervoso. Força a eliminação de substâncias tóxicas mais rapidamente. Com mais oxigênio no sangue, sangue melhor distribuído, equilíbrio químico e psicológico, alta estima, a atividade cerebral fica facilitada.

Dormir regularmente o tempo necessário para recompor as energias. Não dormir de mais nem de menos.
Nosso corpo necessita de que sejam atingidos certos estágios profundos do sono para que se obtenha uma boa manutenção corpórea e intelectual. No sono é que são fixados na memória experiências e aprendizados que tivemos durante o dia.

Como recuperar o Grub com Fedora 5 depois de instalação do WIN XP

Quando instalamos o Windows XP, o S.O. instala na MBR seu próprio gerenciador de boot. Para quem utiliza na mesma máquina alguma versão do Linux juntamente com o Windows isso não é bom. O gerenciador de boot que comumente é ou LILO ou GRUB é sobrescrevido na MBR. Com ele se vai possibilidade de escolher entre diferentes sistemas operacionais.

Eu tive este tipo de problema quado instalei o Windows depois do Linux. Daí pesquisei e compilei um conjunto de passos para resolver este problema para meu caso particular. Utilizo dois sistemas operacionais instalados em minha máquina: Windows XP e Fedora Core 5. E gosto do gerenciador de arranque GRUB. A compilação resultou de um passo-a-passo que demostrarei a seguir. Tenha em mente que este método serve para resolver um caso particular (XP,Fedora,Grub), no entanto pode servir para outros casos.

Requisitos:
Já ter um arquivo grub.conf o qual foi configurado antes da reinstalação do windows.
Ter em mãos o CD/DVD de instalação do Fedora Core. O mesmo vai ser utilizado como disco de boot.

Este método utiliza o próprio DVD de instalação do Fedora Core 5. Abaixo segue o passo-a-passo para se conseguir voltar a ter o gerenciador de boot do GRUB.

1. Ligar o computador com o DVD de instalação do Fedora 5 no drive de DVD;

2. Quando aparecer a tela principal de instalação pressionar [F5].

3. Na tela de texto, digitar "linux rescue" e [ENTER].

4. Escolher o idioma Portuguese(brazilian) e teclado br-abnt2. Escolher, também, não inicializar rede.

5. Selecionar Continuar na tela que aparece em seguida. Isso corresponde ao comando de montagem de partição. Este passo pode ser substituido em outras distribuições pelo comando abaixo:
#> mount /dev/hdaX /mnt/sysimage

6. No console digitar o comando abaixo para alterar temporariamente o diretório root:
#> chroot /mnt/sysimage

7. Chamar o programa do GRUB:
#> grub

8. Encontrar onde (em que partição) se encontra a instalação do grub a recuperar:
grub> find /boot/grub/stage1

9. Determinar para o GRUB onde o diretório root do linux se encontra:
grub> root (hd0,0)

10. Instalar as informações do arquivo grub.conf na MBR:
grub> setup (hd0)

11. Se não quiser instalar na MBR isso pode ser feito em uma partição:
grub> setup(hd0,X)

Este processo funcionou para recuperar a instalação do Fedora 5, a qual ficou inacessível depois que reinstalei o Window$ XP. Depois disso pude ter de volta o gerenciador de boot do GRUB para poder escolher qual S.O. carregar na hora do boot.

Obs.: Esta postagem foi colocada aqui para sugerir um pouco de meu pequeno universo.

Desrespeito ao Trabalhador

É desagradavel ver todos os dias direitos basicos do cidadão serem desrespeitados. Não tem uma classe de cidadãos mais humilhada do que a de trabalhadores da construção. Como se já não bastasse o salário de subsistência e as péssimas condições de trabalho e de segurança, esses trabalhadores frequentemente são tratados como bichos.

São trabalhadores que em sua maioria dependem de do aparecimento de uma obra para trabalhar. Mesmo assim os empregos que conseguem dificilmente ultrapassa um ano. Para garantirem o emprego temporário se submetem a condições sub-humanas impostas pelas empreiteiras. Chegam a trabalhar até mesmo nos dias da semana reservados para o descanso. Têm uma jornada que chega a ser de mais de 8 horas diárias, incluindo finais de semana.

Por carência de informação atinente aos próprios direitos muitos são enganados. Quando têm sua carteira de trabalho assinada são iludidos com a esperença de um emprego duradoro. Mas ao passar de um mês ou dois recebem suas carteiras de volta com um carimbo especificando contrato temporário válidos por 30 dias ou mais. Detalhe: segundo a CLT, as carteiras têm 48 horas para serem devolvidas. E ainda pela falta de organização administrativa, algumas carteiras acabam sendo extraviadas, acarretando prejuíso e transtorno para o operário civil.

Quando cessa sua atividade temporária, os operários têm que recorrer a agências bancárias e do Ministério do Trabalho para buscar seus direitos ao FGTS e ao Seguro Desemprego. Para tal recebem documentação incompleta e com campos incorretos. Com isso, o que seria a salvação para uma pessoa que perdeu o emprego, passa a ser oum tormento. A documentação em muitos casos está com problemas. Como resultado, o operários têm que fazer várias peregruinações até que seu problema seja resolvido. Às vezes nem dinheiro para pagar o transporte têm.

Desrespeito à dignidade humana de pessoas humildes é algo que vejo todos os dias. Uma das coisas que mais detesto.