O objetivo deste pequeno tutorial é ensinar a baixar e converter vídeos manualmente de sites como Youtube e Google Video. Este método só foi testado no Windows XP.
Existe uma quantidades enorme de programas feitos para baixar vídeos do Youtube e do Google Video. Este método que apresento agora dispensa o uso desses softwares, que podem até abrir as portas de seu computador para intrusos e vírus indesejáveis. Tudo o que precisamos é de disposição para aprender.
Eu já utilizei alguns desses downloaders. O que gostei mais foi o VDownloader que possui uma interface simples e responde imediatamente ao CTRL+C. Porém devido a uma limitação desse programa eu tive que bolar outro meio de baixar vídeos. Uma vez quando fui baixar uns clipes musicais armazenados no Youtube, verifiquei que o programa não estava mais funcionando. Fiquei bastante chateado por ter acontecido pois estava motivado a baixar uns vídeos e o programa nada de funcionar. O que fiz foi abrir a pasta do programa para estudá-lo. Descobri que o ele não passava de uma interface visual, ele é só uma fachada. Na verdade quem faz o trabalho todo é um software chamado FFMPEG. Ele é usado pela maioria dos programinhas pra baixar da internet. A partir dessa descoberta comecei a testar esse FFMPEG pra saber como ele funciona. Usei o velho DOS para testá-lo. Depois de várias tentativas de converter baixar e converter vídeos, finalmente consegui criar uma maneira independente de fazer as coisas. Agora sim posso dizer adeus a esses programinhas bobos. Só uso agora o FFMPEG e o Unlocker.
Começaremos com a primeira parte de nosso artigo: Preparar o terreno para processar os vídeos.
Para que esse método funcione, baixe os seguintes softwares:
- FFMPEG: é software que está por traz de todos os downloaders de vídeos;
- Unlocker: é uma ferramenta auxiliar muito útil para desbloquear arquivos que teimam em permanecer inacessíveis.
Depois que você baixou e tem os dois programas abaixo, faça o seguinte: guarde o FFMPEG dentro do disco C:\, isso mesmo, na raiz do sistema de arquivos. Agora instale o Unlocker, basta seguir a tecnologia Micro$oft, ou seja, Next... Next... Next...
Vamos agora fazer o seguinte: abra o bloco de notas e copie e cole as linhas abaixo. Depois salve o arquivo como "processar.bat". Não se preocupe, não é vírus. Apesar de esse arquivo ser do tipo BAT (script de processamento em lote) este que criei é inofensivo. Ele somente diz para o FFMPEG como ele vai processar o vídeo que baixamos. Cá entre nós, deu um trabalhinho criar esse script...
ffmpeg.exe -y -i "c:/entrada.avi" -r 25 -tvstd pal -s 320x240 -vcodec msmpeg4v2 -b 900 -acodec mp3 -ab 128 -ac 2 "c:/saida.avi"
Tradução da linha acima: FFMPEG pegue o arquivo "entrada.avi" e converta para o formato de Vídeo CD com som MP3. Quando terminar, gere um arquivo chamado "saida.avi".
Pronto agora você já está preparado para converter qualquer vídeo do Youtube ou do Google Video!!!
Vamos então para a segunda parte deste método: Baixar os vídeos.
É a parte mais fácil de nosso tutorial. Simplesmente assista um vídeo que você quer baixar e relaxe. Quando o vídeo terminar não saia da página do vídeo e nem feche o navegador. Agora iremos buscar o arquivo no lugar onde ele fica escondido. Vá na pasta de arquivos temporários da internet. Abaixo estão os caminhos para dois navegadores populares. Se você usa outro navegador procure no Google o caminho completo para os arquivos temporários.
- Internet Explorer: C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações Locais\Temporary Internet Files
- Mozilla Firefox: C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações Locais\Temp
Dentro do diretório temporário clique com o botão direito em um espaço vazio e escolha organizar por tamanho. No final do diretório irá aparecer um arquivo com o nome parecido com "AlgumNome.FLV" se você usar o Internet Explorer ou "FLAAlgumNumero.temp" se você usar o Firefox. Essas são as maneiras como os arquivos de vídeo são "escondidos" e armazenados dentro do seu computador.
Clique com o botão direito em cima do arquivo que você achou e escolha a opção "Unlocker" do lado de uma varinha mágica. Você lembra do programa que você instalou né? O Unlocker citado no na primeira parte deste mini tutorial. Vou dizer de novo pra que ele serve. Ele serve para desbloquear os arquivos. O windows não deixa mexer nos arquivos que estão sendo usados por algum programa. No caso, o vídeo está sendo bloqueado pelo navegador de Internet (IE ou Firefox). Esse programa também é útil pra tirar vírus chatos que insistem em não sair. Mas isso é outra estória.
Em seguida, depois de clicar em Unlocker do menu do botão direito, a tela do programa irá aparecer. No canto esquerdo inferior tem uma lista de seleção que mostra opções como deletar, mover e copiar. Nesse caso escolha copiar (copy). Irá se abrir uma janela para você escolher onde quer que o vídeo seja copiado. Dê a ele o nome "entrada.avi" para a gente testar ele ok? Coloque este arquivo também dentro do disco C:\ bem na origem do sistema de arquivos.
Se quiser assistir esse vídeo direitinho terá primeiro que converter ele para um formato de vídeo adequado para seu computador. Em nosso exemplo eu pedi para salvar o arquivo como "entrada.avi" porque pretendo ensinar a converter o arquivo de vídeo do tipo FLASH para AVI, que é bem mais versátil que o primeiro.
Neste momento iremos para a terceira e última parte: Converter o arquivo que está em FLASH para AVI.
Mas, antes, certifiques-se do seguinte: O programa FFMPEG está dentro do disco C:\? O arquivo de texto que fizemos, "processar.bat", está dentro do disco C:\ também? O arquivo de vídeo que a gente baixou, "entrada.avi", também está dentro do disco C:\? Quer dizer, todos os três estão no mesmo diretório (C:\)? Então vamos para o próximo passo.
Entre no prompt de comando do DOS. Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Prompt de Comando. Quando abrir a tela preta você irá fazer o seguinte:
- Digite: "CD .." e Enter
- Digite: "CD .." e Enter novamente. Agora você está dentro do diretório C:\
- Digite: "processar.bat" e Enter. (Tudo sem aspas ok?)
Se estiver tudo certo o programa FFMPEG vai começar a processar o arquivo "entrada.avi" e, no final, vai gerar outro arquivo chamado "saída.avi". Durante o processamento o FFMPEG vai converter o FLASH para AVI e vai mostrar na tela preta tudo o que está acontecendo: status, quadros convertidos, advertências etc. Basta esperar o programa concluir.
Pronto! Finalmente terminamos este manualzinho. Agora é só abrir o arquivo "saida.avi" com o Player que quiser e assistir o seu vídeo.
Se esse manual pareceu complicado, talvez seja porque vc não tenha tanta experiência com informática. Mas com a prática isso vai parecer tão fácil que você nem imagina. E ainda pode mostrar pros amigos o quanto vc é entendido no assunto ; )
Qualquer dúvida é só postar algum comentário ou enviar um e-mail pra mim.
OBRIGADO POR LER ATÉ AQUI E BOA SORTE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário